A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja, utilizou as suas redes sociais no último domingo para publicar um vídeo gravado no Central Park, em Nova Iorque, um dia após a realização do festival Global Citizen, na cidade. No vídeo, Janja fala em inglês e convoca os participantes a se juntarem a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, mas o que chama atenção no vídeo é um erro de português da primeira-dama.
Ao defender a proposta da Aliança, a principal iniciativa da presidência brasileira no G20, grupo das 20 maiores economias do mundo, Janja cometeu um erro de pronúncia ao se referir aos cidadães globais, usando a palavra “cidadões”.
A legenda do vídeo, no entanto, apresenta a grafia correta da palavra. O erro no áudio, no entanto, foi alvo de diversos comentários negativos nas redes sociais. “Que vergonha que essa senhora está passando”, afirmou um internauta, enquanto outro disse: “Aprende a falar o português primeiro”, em referência ao fato de que a primeira-dama iniciou o seu vídeo em inglês, saudando os participantes do festival.
Alguns internautas se lembraram do episódio em que a primeira-dama utilizou a palavra “abrido” ao invés de “aberto” em recente vídeo. O vídeo em que Janja fala “cidadões” continua em suas redes sociais e já conta com mais de 20 mil curtidas e 5000 comentários.