Foto: Khaled DESOUKI / AFP
Três diplomatas do Catar morreram e dois ficaram feridos neste domingo (12) em um acidente próximo ao resort egípcio de Sharm el-Sheikh, informou a embaixada do país no Cairo. O grupo viajava para a região do Mar Vermelho quando o motorista perdeu o controle do veículo, que caiu em uma área de difícil acesso. O motorista egípcio que conduzia o carro também ficou ferido.
A emissora Al Qahera News, ligada à inteligência do Egito, relatou que os cinco catarianos e o motorista estavam a caminho de compromissos oficiais relacionados à cúpula de paz em Gaza, marcada para esta segunda-feira (13). O governo do Catar expressou “profunda tristeza e pesar” pelas mortes e confirmou que os corpos das vítimas serão levados a Doha em avião oficial. Os feridos permanecem internados no Hospital Internacional de Sharm el-Sheikh.
O Catar tem sido um dos principais mediadores do acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas, ao lado do Egito e dos Estados Unidos. O país desempenhou papel-chave nas negociações que levaram à trégua, em vigor desde sexta-feira (10). As vítimas participariam de reuniões preparatórias para a conferência internacional que busca consolidar a paz na Faixa de Gaza.
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder egípcio Abdel Fattah al-Sisi devem abrir oficialmente a cúpula nesta segunda, com a presença de líderes de países como França, Espanha, Itália e Reino Unido. O encontro pretende definir os próximos passos do acordo e discutir a reconstrução do território palestino após dois anos de guerra.

