Foto: Divulgação FBF

A diretoria da Federação Bahiana de Futebol-FBF, reuniu na última quinta-feira (14), em sua sede em Lauro de Freitas, os representantes dos dez clubes participantes do Campeonato Baiano de 2025 – Série A, para discutir regulamento, fórmula de disputa e demais assuntos referentes à competição. Disputarão o Baianão 2025, Atlético, Bahia, Barcelona, Colo-Colo, Jacobina, Jacuipense, Jequié, Juazeirense, Porto e Vitória. Colo-Colo e Porto foram campeão e vice-campeão, respectivamente, da Série B 2024 e conquistaram o acesso à elite.

Presentes o Presidente da FBF, Ricardo Lima, o Vice-Presidente, Manfredo Lessa, a Diretora de Competições, Taíse Galvão, o Diretor Administrativo e Financeiro, Marcelo Araújo, o Diretor de Registros e Transferências, Felipe Quadros, e o Presidente da Ceaf-BA, Jailson Macedo. Também sentaram à mesa o Diretor-Geral do Irdeb/TVE, Flávio Gonçalves, e o presidente do Sindicato dos Atletas Profissionais da Bahia, Osni Lopes.

No encontro foram definidos todos os aspectos técnicos do estadual, como acesso, descenso e classificações às competições nacionais. Por maioria dos votos, os clubes decidiram pelo retorno da Copa Governador do Estado, ou competição que leve outro nome, ainda no primeiro semestre de 2025. Essa copa será iniciada no máximo 20 dias após a 1ª fase do Baianão e dará ao vencedor uma vaga na Copa do Brasil, também escolhida por maioria de votos.

Para que a copa aconteça, será necessária participação de, no mínimo, quatro clubes da Série A. Com a volta da competição, a FBF disponibiliza um calendário maior para os clubes, principalmente aqueles que não avançam à segunda fase do estadual e encerram suas atividades com apenas 40 dias em toda a temporada.

A fórmula será a mesma dos últimos anos. Já o período de disputa será de 11 de janeiro a de 23 ou 26 de março.

Os dez clubes irão compor um único grupo para a 1ª fase. Os jogos acontecerão em sistema apenas de ida e os quatro melhores colocados avançarão para a Semifinal, enquanto que os dois últimos colocados serão rebaixados para a Série B de 2026.

Na Semifinal, os quatro clubes classificados serão divididos em dois grupos, de números 2 e 3, com a seguinte formação: Grupo 2 (1º do Grupo 1 x 4º do Grupo 1) e Grupo 3 (2º do Grupo 1 x 3º do Grupo 1). Nesta fase, eles se enfrentarão dentro de cada grupo, em jogos de ida e volta.

Os dois vencedores farão a final do campeonato e decidirão o título em duas partidas, de ida e volta. O Baianão 2025 terá o total de 13 datas, como estabelecido pelo Calendário do Futebol Brasileiro apresentado pela CBF.

Jogos do Jequié na Fase de Classificação:

12/01 – ADJ  X Juazeirense  – Waldomirão

15/01 – Barcelona X ADJ – em Ilhéus

19/01 – ADJ  X Colo Colo – Waldomirão

Data a serem definidas:

Atlético X ADJ – Alagoinhas

ADJ  X Bahia – Waldomirão

Porto X ADJ – Porto Seguro

ADJ  X Jacobina   – Waldomirão

Vitória X ADJ – Barradão

ADJ  X Jacuipense – Waldomirão

By Brito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[email protected]
71 99703-6567 | 71 99237-1334