Foto: Ilustrativa
O Ministério da Saúde informou, nesta sexta-feira (3), que a Bahia notificou seus primeiros casos suspeitos de intoxicação por metanol, incluindo uma internação registrada em Salvador e uma morte suspeita na cidade de Feira de Santana. O caso suspeito de Salvador, ainda não foi confirmada oficialmente pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), que mantém Feira de Santana como o único registro formal no território baiano.
De acordo balanço nacional divulgado pelo Ministério da Saúde, são 1o3 notificações em todo o país. Segundo os dados oficiais, até o momento, 11 casos foram confirmados, todos em São Paulo, e outros 102 seguem em investigação. No estado paulista, há 101 notificações, sendo 90 em apuração.
O Ministério da Saúde montou uma Sala de Situação extraordinária para monitorar os casos em tempo real e determinou que estados e municípios notifiquem imediatamente todas as suspeitas. A medida busca fortalecer a vigilância epidemiológica e agilizar a resposta ao risco sanitário.
Pernambuco notificou seis casos, enquanto a Bahia e o Distrito Federal têm dois cada. Paraná e Mato Grosso do Sul registraram uma suspeita cada. Do total de notificações, 12 correspondem a mortes, das quais uma já foi confirmada em São Paulo. As demais ainda estão sob análise: oito em São Paulo, uma em Pernambuco, uma na Bahia e outra em Mato Grosso do Sul.