Uma pesquisa da Quaest, divulgada nesta quarta-feira (31), aponta que a educação tem a melhor avaliação no governo Jerônimo Rodrigues (PT) entre sete áreas pesquisadas. Segurança pública e geração de emprego e renda têm as piores posições.
De acordo com o levantamento, 54% dos entrevistados avaliaram a educação como tema com desempenho mais positivo. Em seguida aparecem infraestrutura e mobilidade com 52% e habitação com 47%.
Já as áreas de transporte público e saúde foram avaliadas positivamente por apenas 39% dos eleitores entrevistados. Segurança pública e geração de emprego e renda tiveram índices de aprovação de 37% e 33% respectivamente.
Estado está melhorando ou piorando?
A pesquisa também aponta que a opinião de 46% dos eleitores é de que o “estado está melhorando”, enquanto 31% acredita que “está igual” e 20% que “está piorando”.
Tem ouvido mais notícias positivas ou negativas sobre o governo?
Quando perguntados sobre notícias relacionadas ao Governo do Estado, 44% dos entrevistados responderam que maior parte das informações que ouvem são positivas, 27% não tem visto notícias e 24% afirmaram ter visto mais notícias negativas.
Economia
Os entrevistados também foram perguntados se nos últimos 12 meses, a economia na Bahia melhorou ou piorou. Veja abaixo as respostas:
Melhorou: 29%
Ficou igual: 42%
Piorou: 26%
Não respondeu: 3%
Outra pergunta feita foi sobre a situação financeira dos entrevistados: a resposta de 30% foi de que melhorou, 40% afirmou que ficou igual e 30% piorou.
Hábitos de mídia
Os entrevistados na Bahia também foram questionados como se informam sobre política. Veja as respostas abaixo:
TV: 44%
Redes Sociais: 28%
Sites, blogs e portais de notícias: 7%
Amigos, familiares e conhecidos: 6%
WhatsApp e Telegram: 5%
Jornais impressos: 4%
Rádio: 3%
Não se informa sobre política: 3%
Avaliação do governo
A pesquisa aponta ainda que 63% dos entrevistados aprovam o governo Jerônimo Rodrigues (PT), enquanto 32% desaprovam. Outros 6% não souberam ou não responderam.
A pesquisa também perguntou como os eleitores avaliam o governo estadual: 38% consideram positivo, enquanto16% dos entrevistados avaliam negativamente, e 39% apontam o governo como regular. Outros 6% não responderam.
Os eleitores foram perguntados ainda sobre o sentimento em relação à situação da Bahia diante de outros estados. Para 47% dos entrevistados, a Bahia está melhor do que os outros estados do Brasil. Outros 43% avaliam que está pior, enquanto 10% não responderam ou não sabem.
Perfil da amostra
A pesquisa da Quaest tem margem de erro de 3,3 pontos para mais ou para menos. Foram ouvidos 900 eleitores com 16 anos ou mais nos entre os dias 25 e 28 de julho. Veja abaixo o perfil da amostra:
Sexo:
Feminino: 52%
Masculino: 48%
Faixa etária:
35 a 59 anos: 44%
16 a 34 anos: 36%
60 anos ou mais: 20%
Escolaridade:
Até o Ensino Fundamental: 44%
Ensino médio completo ou incompleto: 42%
Ensino superior incompleto ou mais: 15%
Cor/Raça:
Parda: 55%
Preta: 24%
Branca: 19%
Outras: 1%