A ligação disfarçada de pedido de pizza para o número 190 faz parte de uma operação nacional contra o feminicídio. O caso, que aconteceu em Vitória da Conquista, na última semana, foi divulgado somente nesta terça-feira (5), e integra a Operação Shamar, campanha nacional coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, em parceria com os estados, para o enfrentamento à violência doméstica e ao feminicídio.

Ações parecidas ocorreram em outros estados do Brasil. No Mato Grosso do Sul, o pedido de socorro foi disfarçado por um pedido de dipirona a uma farmácia. “Por trás de uma frase simples, havia medo, dor e a esperança de ser salva. Do outro lado da linha, a PMMS entendeu o pedido silencioso e agiu rapidamente, protegendo mais uma vida que corria risco dentro do próprio lar. Dias depois, aquela voz retornou. Não para pedir ajuda, mas para agradecer. O socorro chegou a tempo”, escreveu a polícia na publicação. Durante o mês de agosto, a Bahia participa da mobilização com atividades educativas, preventivas e ostensivas em diversas cidades, incluindo Salvador, Camaçari, Feira de Santana, Juazeiro, Itabuna e Vitória da Conquista.

Na ocorrência, a vítima, ameaçada pelo ex-companheiro, usou o pedido como um código para alertar a polícia sem que o agressor desconfiasse. A atendente do Centro Integrado de Comunicações (Cicom) reconheceu a situação e, em pouco mais de um minuto, uma viatura da 78ª Companhia Independente da PM chegou ao local. A Operação Shamar segue durante todo o mês de agosto e reforça a importância da denúncia como ferramenta de proteção. Em alguns casos, até um pedido de pizza pode ser o grito que salva.

By Laiana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[email protected]
71 99703-6567 | 71 99237-1334