Em Rio de Contas, cerca de 5 quilômetros da antiga rede de distribuição de água, composta por tubulações de cimento, estão sendo substituídos por novas tubulações de PVC. A iniciativa, que conta com um investimento de aproximadamente R$ 1,6 milhão, visa aprimorar a prestação do serviço de abastecimento, diminuindo o tempo de reparo e retomada após correções de vazamentos.
“Essa é uma ação importante para qualificar nosso serviço na sede de Rio de Contas, e a obra está sendo realizada em um sítio histórico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Durante a abertura das valas para assentar a tubulação, arqueólogos acompanham a área escavada para identificar possíveis artefatos históricos, caso apareçam durante a remoção do solo”, explicou o gerente regional Manuel Mateus.
O sistema de abastecimento de água de Rio de Contas atende 1.882 domicílios, beneficiando 6.587 habitantes que utilizam diariamente a água tratada distribuída pela Embasa. A água é captada na barragem de Luís Vieira, que acumula água do rio Brumado, e distribui uma vazão de 58 metros cúbicos por hora.
Qualquer material histórico encontrado pelos arqueólogos durante a obra será preservado como reserva técnica no Campus da UNEB em Paulo Afonso.