Uma nova vacina contra o câncer renal mostrou resultados promissores em pacientes com estágios avançados da doença. Um artigo publicado na última quarta-feira (5), na revista científica Nature, divulgou que todos os noves participantes da pesquisa clínica geraram uma resposta imune anticâncer bem-sucedida após receber o tratamento.
As vacinas foram administradas depois da cirurgia de remoção do tumor e são elaboradas para treinar o sistema imunológico a reconhecer e eliminar células tumorais restantes. As informações são da CNN Brasil.
“Estamos muito animados com esses resultados, que mostram uma resposta tão positiva em todos os nove pacientes com câncer renal”, afirma Toni Choueiri, diretor do Lank Center for Genitourinary Cancer do Dana-Farber, nos Estados Unidos, co-autor sênior e co-pesquisador principal do estudo, em comunicado à imprensa.
O tratamento padrão para pacientes com carcinoma renal de células claras, um tipo de câncer renal, em estágio III ou IV pode ser seguido por imunoterapia com pembrolizumabe, um inibidor de ponto de verificação imunológico.
O imunizante ativa uma resposta imunológica que reduz o risco de o câncer voltar. No entanto, cerca de dois terços dos pacientes podem sofrer recidivas (retorno do tumor) e têm opções de tratamentos limitadas.