O Brasil vem enfrentando uma onda de calor avassaladora nas últimas semanas. No entanto, isso pode piorar com a nova onda de alta temperatura que chega nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.
De acordo com o meteorologista Micael Amore Cecchini, professor doutor do IAG/USP (Instituto De Astronomia, Geofísica E Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo), está ocorrendo um bloqueio atmosférico que impede a entrada de frentes frias.
“Essa onda de calor parece ser um pouco menos intensa do que a última, mas veio logo na sequência, sem tempo para esfriar tanto assim. Por mais que o sistema seja menos intenso, ainda é possível que algumas cidades batam recordes”, informou o pesquisador ao UOL.
A MetSul Meteorologia destaca temperaturas de até 40°C em algumas regiões do Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também alertou sobre o calor, e além disso para as fortes chuvas em algumas regiões. Cecchini informou que não há expectativa de alívio térmico.
“A tendência é que essa onda de calor persista pelo menos até quinta ou sexta-feira da próxima semana. O Sul pode ter alívio um pouco antes, mas, para São Paulo, Centro-Oeste e interior do Nordeste e Norte, o calor intenso deve continuar”, acrescentou.
