O litoral baiano é um dos destinos mais procurados pelos gaúchos. Esse encanto pela Bahia ficou evidente na Feira Internacional de Turismo de Gramado (Festuris), que aconteceu no Serra Park, em Gramado, em Rio Grande do Sul, no último domingo (10), reunindo 15 mil profissionais do setor, em quatro dias de atividades.
Em um estande que retrata a diversidade de experiências oferecidas nas 13 zonas turísticas baianas, a Setur-BA recebeu operadores e agentes de viagens de todo o país, que comercializam destinos do Nordeste. Com a proximidade do verão, a Bahia é o principal destaque da região, por praias premiadas internacionalmente, gastronomia única e manifestações culturais.
“Partindo do Rio Grande do Sul, nosso primeiro mercado é a Bahia. Os gaúchos gostam muito de lá. Temos um volume grande de pacotes, principalmente, para Porto Seguro, Itacaré, Ilhéus e Morro de São Paulo, mas vendemos também Salvador, Praia do Forte e Imbassaí”, relatou o diretor de produtos da operadora ViagensPromo, Rafael Ortiz.
A gaúcha Gabriela Becker, que trabalha com produção cultural, associada ao turismo, revelou a vontade de conhecer a capital baiana. “A Bahia chama a atenção pela diversidade de atrativos, de roteiros, e está na minha lista de destinos para visitar, mas não a trabalho. Quero começar por Salvador”.
“É gratificante ver que o trabalho de promoção do turismo baiano tem atraído mais gaúchos. Essa é uma tendência por todo o país. A Bahia vive a expectativa de um novo recorde de turistas, na alta temporada 2024/25”, ressaltou o gerente de mercado nacional da Setur-BA, Luiz Castro.