Israel alertou o Hezbollah na terça-feira (18) sobre a perspectiva de “guerra total” depois que o grupo militante libanês publicou um vídeo de 9 minutos, supostamente gravado por um drone, mostrando localizações militares e civis israelenses em várias cidades israelenses.
“Estamos chegando muito perto do momento de decidir mudar as regras do jogo contra o Hezbollah e o Líbano”, disse o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, em um comunicado no X. “Em uma guerra total, o Hezbollah será destruído, e o Líbano seria severamente espancado”, acrescentou.

Partes das imagens do Hezbollah, filmadas durante o dia, alegavam mostrar Krayot, um aglomerado de cidades residenciais “altamente povoadas” ao norte da cidade israelense de Haifa e 28 km ao sul da fronteira com o Líbano, junto com shoppings e lojas de luxo.
Outras partes alegaram mostrar um complexo militar perto de Haifa, que pertence ao fabricante de armas israelenses Rafael – incluindo baterias do sistema de defesa Iron Dome, locais de armazenamento de mísseis e equipamentos de radar – e barcos militares, navios e depósitos de armazenamento de petróleo no porto de Haifa.

A publicação do vídeo ocorre após meses de intensificação de ataques transfronteiriços entre o Hezbollah e Israel, na sequência dos ataques do Hamas em 7 de outubro e da subsequente campanha militar das Forças de Defesa de Israel em Gaza.
Na sua resposta, Katz também sublinhou as repercussões globais de qualquer potencial ataque a Haifa. “(O secretário-geral do Hezbollah, Hassan) Nasrallah está hoje se gabando de ter fotografado os portos de Haifa, que são operados por grandes empresas internacionais da China e da Índia, e ameaçando danificá-los”, disse ele.

Os EUA e os seus aliados alertaram durante meses o Hezbollah, um movimento islâmico apoiado pelo Irã e com uma das forças paramilitares mais poderosas do Oriente Médio, contra a escalada do conflito em Israel. No entanto, as tensões têm aumentado nas últimas semanas.

By Laiana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[email protected]
71 99703-6567 | 71 99237-1334