A MetSul Meteorologia alerta que a instabilidade aumenta no Rio Grande do Sul nesta quarta-feira com chuva em todas as regiões do estado no decorrer do dia e a possibilidade de alguns temporais isolados, especialmente de granizo, mas em poucos pontos do estado.
A instabilidade será consequência de um sistema frontal. Na primeira metade do dia, a frente será semi-estacionária sobre o Rio Grande do Sul. Da tarde para a noite, o sistema começa a avançar para Norte, impulsionado por uma massa de ar frio na Argentina, assim como uma frente fria.
A atuação da frente trará chuva para todas as regiões do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira com precipitação desde cedo em diversas localidades. Na Metade Norte, a instabilidade deve ser maior da tarde para a noite à medida que o sistema frontal começa a avançar. Os volumes de chuva nesta quarta-feira devem ser baixos na maioria das cidades gaúchas, entretanto podem ocorrer pancadas localmente fortes e passageiras. Os maiores volumes devem se concentrar no Oeste, no Centro e no Sul do estado com marcas de 20 mm a 50 mm, porém isoladamente superiores.
A chuva prevista para esta quarta-feira fará com que os acumulados de precipitação apenas desta semana superem os 100 mm em alguns cidades gaúchas, considerando o que já choveu no estado entre o fim de semana e o dia de hoje.