O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino esteve em Salvador nesta sexta-feira (22) para receber o Título de Cidadão Baiano. A entrega da honraria ocorreu durante o III Seminário Internacional de Controle Externo, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA).

Em seu discurso, Dino ironizou as ameaças que vem recebendo e como os familiares vem lidando com as falas. O ministro do STF relatou que recebe ligações da mãe, receosa com as falas contra o filho.
“E ela fica no controle remoto e às vezes ela bota nos canais exóticos. Aí ela liga, meu filho, estão dizendo tanta coisa ruim de você. Eu digo: ‘Mamãe, troca de canal. O controle remoto, esses aí não tem solução'””, respondeu o ministro de forma bem humorada.
“Tem, portanto, a parte ruim, amarga. Mas tem a parte que acaba virando anedótica. Nessas anedotas, outro dia um comentarista disse assim: ‘Esse Flávio Dino nunca teve um voto’. Eu digo: ‘Opa, irmão! Não me ofenda’. Eu ganhei duas eleições de governador [do Maranhão] e em primeiro turno sou o senador mais votado da história do Maranhão. Então, por esse critério, não”, disse Dino.

“É claro que ele se referia à função do Supremo. O sistema institucional, aí eu me refiro também aos tribunais de contas tem uma legitimação de outro tipo. Não é a delegação direta da soberania popular, mas é a delegação derivada do sistema constitucional em que os poderes eleitos, Executivo e Legislativo, interagem para definir a composição do Supremo, do Tribunal de Contas da Bahia e assim sucessivamente. É a legitimação”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[email protected]
71 99703-6567 | 71 99237-1334