Nota oficial:

Durante o último período chuvoso, 2023/2024, ocorreram vazões que permitiram um armazenamento máximo para o Reservatório de Pedra igual a 70,3% do V.U, em 24/02/2024. O referido reservatório encontra-se, na data de 06/11/2024, na seguinte situação: Volume Útil de 49,7%, Afluência de 2 m3/s, Defluência total de 10 m3/s.

A prática de defluências mais elevadas, durante o período úmido, caracteriza-se como procedimento normal e costuma ocorrer em função da pluviometria registrada na região e do nível de armazenamento do reservatório.

Vale destacar o procedimento adotado pela Eletrobras Chesf de apenas praticar aumento dos valores de descargas de modo gradual, de acordo com as regras operativas pré-estabelecidas, precedido de aviso com a possível antecedência para a adoção das providências cabíveis pelas entidades atuantes na região, visando minimizar seus impactos sobre a população que adentra na calha do rio, seja na zona rural, com culturas de vazante, seja nas cidades, com barracas, bares, habitações diversas e até mesmo construções mais elaboradas, como também sobre as atividades produtivas desenvolvidas na área dos reservatórios.

Desta forma, em caráter preventivo e com o objetivo de mitigar possíveis impactos da elevação de vazões, caso venha a ser necessária, durante o período úmido que ora se inicia, ressaltamos a importância e necessidade da adoção de medidas por parte das entidades envolvidas, em cumprimento ao seu papel institucional, inclusive com relação à conscientização da população de que o controle de cheias exercido pelo reservatório é limitado, devendo, portanto, ser fortemente evitada a ocupação de áreas situadas nas planícies de inundação.

Sendo assim, solicitamos a V.Sa. ampla divulgação junto às comunidades ribeirinhas das informações aqui apresentadas, que alertam para o início do período úmido e, junto com ele, a possibilidade de ocorrência de chuvas e consequentemente aumento das vazões.

Por fim, informamos que este ano foi implementado, pela Eletrobras Chesf, o envio de informações sobre as alterações da vazão da Usina da Pedra, no Rio de Contas, através de mensagem SMS. Para tanto, caso deseje receber citadas informações, envie SMS com a palavra PEDRA para 27569.

Atenciosamente,

Ladário Morais Casado

Gerente Executivo da Gestão da Operação

By Brito

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[email protected]
71 99703-6567 | 71 99237-1334