Em uma operação de combate ao trabalho escravo realizada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), um caseiro de 70 anos e quatro trabalhadores rurais foram resgatados na região oeste da Bahia, entre os municípios de Barreiras e São Desidério.
Entre as vítimas, o caso mais grave envolve o idoso, que trabalhava na fazenda há cerca de 17 anos sem receber salário. Além de cuidar dos animais e da segurança da propriedade, o trabalhador vivia em condições insalubres. Segundo o MTE, a casa onde o idoso morava estava em estado de abandono, repleta de teias de aranha, com móveis quebrados e sem banheiro adequado, obrigando-o a fazer suas necessidades no mato e a tomar banho do lado de fora.
A empregadora do idoso retinha o cartão de acesso à sua conta bancária, onde ele deveria receber o benefício de aposentadoria por invalidez, privando-o dos valores. A cozinha da propriedade era improvisada ao ar livre, com um fogão a lenha ao lado de uma gaiola de filhotes de galinha e cercada por animais como galinhas, patos e cachorros.
