As forças de segurança da Bahia intensificaram o combate ao armamento ilegal e registraram um aumento de 18% nas apreensões de armas de fogo no primeiro semestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Segundo dados divulgados pela Secretaria da Segurança Pública do estado (SSP-BA), 3.711 armas foram retiradas de circulação entre janeiro e junho deste ano, o que representa uma média de 20 apreensões por dia. No mesmo período de 2024, haviam sido recolhidas 3.134 armas.
O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, atribuiu parte da queda das mortes violentas no estado, registrada pelo terceiro ano consecutivo, à intensificação dessas ações. “A redução pelo terceiro ano consecutivo das mortes violentas na Bahia tem relação direta com o aumento do número de apreensões de armas de fogo”, afirmou.
Werner também destacou que a SSP tem aprofundado investigações sobre a origem e as rotas de entrada dos armamentos, com foco nas armas de fabricação estrangeira. O objetivo é desarticular as redes que abastecem o tráfico de armas no estado.