Com pouco mais de dois mil seguidores, o perfil no Instagram @achoulombrou vem chamando atenção em Salvador por uma prática, no mínimo, curiosa — e ilegal. A conta compartilha vídeos mostrando cigarros de maconha, popularmente chamados de “becks”, sendo escondidos em diferentes pontos da capital baiana.
Nos registros publicados, é possível ver um homem portando um beck dentro de uma caixa de fósforo. Em seguida, ele o deposita discretamente em esconderijos localizados em bairros como Barra, Jardim Apipema e Rio Vermelho. A proposta transforma o consumo da substância em uma espécie de “caça ao tesouro”.
A interação nos comentários mostra o entusiasmo de quem acompanha: “Top, aguardando os próximos”, escreveu um internauta. Outro foi além: “Poooww já tô cheio de esperança pra achar kkkk… fiquei mais animado para procurar a ganja do que o dinheiro kkkkk”. Há também quem tenha acionado o alerta das redes: “vou fica (sic) ligado agora ligar as notificações… finalmente o algaritimo faz uma coisa boa”, brincou um seguidor.
Apesar do tom descontraído da página, a prática não passa despercebida pelas autoridades. Em nota, a Polícia Militar da Bahia informou que realiza o patrulhamento das vias públicas e orienta que a população denuncie, de forma anônima, qualquer atividade relacionada ao comércio ou distribuição de entorpecentes. A denúncia pode ser feita através do telefone 190.
A Polícia Civil da Bahia também foi procurada para comentar o caso, mas não respondeu até o fechamento desta matéria.