O jornalista capixaba Flávio Gonçalves, sondado para assumir a presidência da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), apresentou uma proposta ousada ao ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira. Em reunião realizada na terça-feira (25/2) no Palácio do Planalto, Gonçalves solicitou que o governo disponibilize R$ 1 bilhão exclusivamente para investimentos na estatal.

O pedido surpreendeu integrantes da Secom, da EBC e de outros ministérios da Esplanada, como o Ministério da Fazenda. Atualmente, o orçamento anual da empresa para despesas não obrigatórias, incluindo investimentos, é de aproximadamente R$ 160 milhões. O valor solicitado por Gonçalves representa mais de seis vezes esse montante e corresponde a um quarto do investimento governamental no programa educacional “Pé-de-Meia”, uma das principais iniciativas do Ministério da Educação na gestão do presidente Lula.
A proposta gerou reações dentro da estatal e do governo. “É o mesmo que um técnico pedir Cristiano Ronaldo, Messi e Vini Jr. no time pra aceitar treiná-lo”, ironizou, sob reserva, uma fonte ligada à EBC.
Sidônio Palmeira já teria formalizado o convite para que Flávio Gonçalves assuma a direção da EBC. Jornalista concursado da empresa desde 2007, Gonçalves está afastado desde 2016 para exercer a presidência da TV Educativa da Bahia.
Essa não é a primeira vez que ele é cogitado para a liderança da estatal. No início do terceiro mandato de Lula, em 2023, ele foi chamado para assumir o posto, mas recusou a proposta devido ao baixo orçamento da empresa. Agora, com a exigência de um investimento significativamente maior, resta saber qual será a resposta do governo e se o pedido de Gonçalves será atendido.

By Laiana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[email protected]
71 99703-6567 | 71 99237-1334