A Anvisa anunciou nesta quinta-feira (13) no Diário Oficial a suspensão de quatro marcas de glitter anunciadas como próprias para consumo em alimentos e que, segundo a agência, possuem materiais plásticos.

As marcas que tiveram produtos suspensos foram Glitz, Jeni e Joni, Iceberg Chef e Jady Confeitos. Em todas elas, a determinação observa a presença de materiais plásticos.

Fabricação, comercialização, distribuição, propaganda e uso estão suspensos. Além disso, a Anvisa ainda determina o recolhimento de itens que já estavam disponíveis para venda ao público.

Lista de produtos suspensos é grande. Da Glitz e da Jady Confeitos, os alvos são produtos que têm o mesmo nome para as duas marcas, o “Glitter para Decoração”; da Jeni e Joni, a Anvisa lista Glitter/Brilho para Decoração, Pó para Decoração, Pó de Ouro, Floco de Ouro, Floco de Prata e Floco Rose Gold; e da Iceberg Chef, os produtos suspensos são Glitter Glow e Glitter Shine.
Empresas são responsáveis por recolher exemplares do mercado. Segundo a Anvisa, quem já tiver adquirido algum dos produtos, deve entrar em contato com o fabricante e solicitar informações sobre como a devolução pode ser feita.

O UOL procurou as empresas e aguarda seus posicionamentos. Tão logo sejam enviados, este texto será atualizado.

DENÚNCIAS NAS REDES MOTIVARAM DECISÃO
Busca ativa começou após posts nas redes sociais. A Anvisa começou a inspecionar produtos que se vendem como glitter comestível e identificou, até o momento, 16 marcas que o oferecem. Nas quatro suspensas nesta terça, foram encontrados materiais plásticos. As outras seguem sendo investigadas.

Classificação não precisa ser direta. A análise da agência também é feita em produtos que, mesmo sem se posicionar como comestíveis, estejam categorizados ou sejam ofertados em sessões de alimentos e bebidas em plataformas digitais.
Plataformas de comércio eletrônico foram notificadas. Segundo a Anvisa, marketplaces como Mercado Livre, Amazon, Shopee e Magazine Luiza receberam determinações para excluir anúncios e propagandas de produtos que estivessem sendo apresentados como comestíveis.

ADITIVOS PROIBIDOS
Componentes plásticos desclassificam produtos como comestíveis. A Anvisa lista o polipropileno (PP) micronizado, o tereftalato de etileno (conhecido como “PET” ou “Poli”), o PMMA (polimetilmetacrilato) e o acetato de polivinil. Nenhum pó decorativo ou glitter que contenha um ou mais desses ingredientes pode ser usado na confeitaria ou em qualquer tipo de alimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

[email protected]
71 99703-6567 | 71 99237-1334